terça-feira, 26 de agosto de 2008

Israel, minha certeza

De todas as nações da Terra, o Eterno decidiu operar especificamente por uma – a nação de Israel. Embora ame toda a humanidade, ele estabeleceu um relacionamento especial com Israel.


Povo escolhido. Os judeus são o povo escolhido de D-us. Foram especialmente escolhidos para serem Suas testemunhas para os descrentes. Foi a Israel que veio a Palavra de Elohim. O apóstolo Paulo escreveu: "Que vantagem, pois, tem o judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhes foram confiados os oráculos do Todo Poderoso" Romanos 3:1, 2. "Digo a verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo a minha consciência no Espírito Santo, que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração. Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da Lei, e o culto, e as promessas; de quem são os patriarcas; e de quem descende o Messias segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, D-us bendito eternamente. Amém" Romanos 9:1-5.


Israel teve o grande privilégio de receber a revelação divina para a raça humana. Foi aos israelitas que os profetas do Altíssimo se manifestaram. Como povo escolhido de Hashem, deveria dar testemunho do Eterno e Verdadeiro na terra que ele lhes deu.


Pela escolha do Nosso Senhor. A bíblia, contudo, deixa claro que o Eterno escolheu Israel para ser seu instrumento porque era o que queria, e não porque fosse melhor do que qualquer outra nação. "Sabe, pois que não é por causa da tua justiça que Hashem teu Elohim te dá esta boa terra para a possuíres, pois tu é povo de dura cerviz" Deuteronômio 9:6. O Altíssimo concedeu muitas bênçãos especiais a Israel. Juntamente com elas veio uma grande responsabilidade de manter o que Ele havia lhes confiado. Quando deixaram de dar seu testemunho piedoso ao mundo, o próprio Elohim os julgou, como um pai que corrige a menina de seus olhos com disciplina. Jesus não deixou dúvidas de que grandes bênçãos acarretam grandes responsabilidades. "... daquele que muito é dado, muito é cobrado; e a quem é muito confiado, mais ainda se lhe pedirá" Lucas 12:48.


A situação atual. O Eterno não está mais usando a nação de Israel como agente de testificação aos incrédulos. Ao invés de haver um testemunho de âmbito nacional na Palestina, de forma que todas as nações pudessem vê-Lo operando através de um povo, Ele agora dissemina Sua Palavra por intermédio de Seus crentes. Nosso Senhor Jesus disse que aqueles que nele crêem devem sair e pregar as boas novas. "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo" Mateus 28:19.


É importante salientar que, os judeus, de uma forma geral, foram eleitos como nação do Todo Poderoso e não o deixaram de ser até os dias de hoje, pois, o Mestre deu ordem a homens de raiz israelita para disseminar o Evangelho. "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder do Eterno para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" Romanos 1:16. É incontestável a obra do Mashiach na vida de Seus apóstolos. Os gentios foram adotados pelo Pai e tornaram-se herdeiros pela fé das promessas feitas ao nosso pai Avraham. Um bom exemplo disto são as comunidades judaico-messiânicas e judaico-nazarenas que, se esforçam por manter a fé do primeiro século. É o mesmo Senhor de todos. "É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente..." Romanos 3:29.


Mesmo no Estado político de Israel, o Altíssimo tem feito a Sua obra. Em outras palavras, não mais uma nação política faz o trabalho que o Eterno nos confiou, mas sim, o corpo do Mashiach composto pelos galhos da árvore abraâmica de Israel e os enxertos representado pelos gentios, cada um estando diante do Todo Poderoso da forma como foi chamado. "Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?" Gálatas 2:14. Cada um se achegue ao Pai como foi chamado, pois é o mesmo Espírito que habita em todos. Não podemos deixar que diferenças doutrinárias e nacionalistas ofusquem a nossa igualdade em Cristo. Pois todo o que é nascido do Espírito é filho do Eterno. Conhecemos os membros do corpo do Mashiach pelo amor, pela fé, e, toda sorte de frutos da Ruach Hakodesh (ou, Espírito Santo, como preferir).



No amor do nosso mestre Yeshua...





Nenhum comentário: